Sugestões para o Dia das Crianças

O dia das crianças está próximo. Na escola, esta é para os pequenos uma data muito especial. Todos ficam ansiosos para saber o que vai acontecer, quais as surpresas, como será a festa, se terá presentes ou brincadeiras. É um momento mágico, por isso, para nós professores(as) de crianças, também é o momento de preparar atividades que façam esta semana ser tão especial para elas. Aqui seguem algumas sugestões que podem ser úteis para começar a colocar a mão na massa:


Passeios a lugares abertos, com direito a brincadeiras, jogos, dança e piquenique;

Oficinas com sucata;

Gincana: corrida do saco, corrida do ovo na colher, dança da laranja, mímica, dança da cadeira, entre outras atividades;

Na sala de aula: recorte, colagem, pintura, quebra-cabeças e liga-ponto;

Filme com pipoca;

Resgatando brincadeiras antigas como amarelinha, pula corda, passa anel, etc;

fazer e brincar com massa de modelar;


Teatro de Fantoches;

Festa infantil com distribuição de prendas.

Receita de massa de modelar

Coloque em uma tigela duas xícaras de farinha de trigo, uma xícara de sal, uma colher (café) de óleo e meia xícara de água misturada com anilina colorida. Guarde em saco plástico antes e depois do uso. A brincadeira com massinha é muito divertida para as crianças, principalmente quando elas mesmas fizeram a massinha.
Brincadeiras

 Pula corda: duas pessoas batem a corda e outra pula. Durante a execução da brincadeira os batedores vão cantando “um dia um homem bateu na minha porta e disse assim: senhora, senhora põe a mão no chão; senhora, senhora pule de um pé só; senhora, senhora dê uma rodadinha e vá pro meio da rua”. Ao final, o pulador deve sair da corda sem errar.
- Cinco Marias: essa brincadeira constitui em, primeiramente, procurar cinco pedrinhas que tenham tamanho aproximado ou confeccionar saquinhos e recheá-los com arroz ou areia. Primeira rodada: Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas (normalmente se tira a pedrinha que está mais próxima de outra). Depois, com a mesma mão, jogue-a para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça a mesma coisa até pegar todas as pedrinhas. Segunda rodada: jogue as cinco pedrinhas no chão, depois tire uma e jogue-a para o alto, porém desta vez pega-se duas pedrinhas de uma vez, mais a que foi jogada para o alto. Repita. Terceira rodada: cinco pedrinhas no chão, tira-se uma e joga-se para o alto pegando desta vez três pedrinhas e depois a que foi jogada. Última rodada: joga-se a pedrinha para o alto e pega-se todas as que ficaram no chão.
- Roda: em roda, cantem canções antigas e façam os gestos e representações das mesmas, algumas músicas como ciranda-cirandinha, a linda rosa juvenil, a galinha do vizinho, a canoa virou, eu entrei na roda, cachorrinho está latindo, o meu chapéu tem três pontas, pai Francisco, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc.
- Escravos de Jó: dois participantes cantam a música “escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá”. Cada um com uma pedrinha na mão vai trocando-as e fazendo o que diz a música.
- Amarelinha: risca-se a amarelinha no chão, de 1 a 10, fazendo no último número um arco para representar o céu. Pula-se com um pé só, dentro de cada quadrado.
- Pião: um pião de madeira enrolado num barbante. Puxa-se a ponta do barbante e este sai rodopiando. A grande diversão é observar o pião rodando.
- Passar anel: os participantes ficam com as mãos juntas e um deles com um anel escondido. A pessoa que está com o anel vai passando suas mãos dentro das mãos dos outros participantes até escolher um deles e deixar o anel cair em suas mãos, sem que os outros percebam. Depois escolhe uma pessoa e pergunta-se “fulano, com quem está o anel?” e a pessoa escolhida deve acertar.
- Bolinha de gude: essa brincadeira tem várias formas de se jogar, como box, triângulo, barca e jogo do papão, onde os participantes devem percorrer determinados caminhos, batendo uma bolinha na outra e, ao final, acertar as caçapas.
- Batata quente: os participantes sentam-se em círculo e uma pessoa fica de fora. Vão passando uma bola, bem rápido, de mão em mão e o que está de fora, de costas para o grupo, grita “batata quente, quente, quente, ..., queimou!”. Quem estiver com a bola quando o colega disser ‘queimou’, é eliminado da brincadeira. O vencedor será aquele que não for eliminado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue