Como dar uma Festa do Dia dos Namorados para os miúdos em 11 etapas

As 11 etapas a serem cumpridas para a realização de uma festa infantil com sucesso, tanto para o dia dos namorados, como para qualquer outra data comemorativa.

1. Plano da festa
2. Lista dos convidados
3. Definição da data e horário tendo em conta os próximos factores
4. Definição do local da festa
5. Escolha o tema da festa
6. Alimentação
7. Lazer na festa
8. Lembranças e recordações
9. Foto e video
10. Roupa
11. Plano roteiro da festa




1. Plano da festa
O primeiro passo é o de planear a festa. Sente-se com seu filho(a) e descubra que tipo de festa ele gostaria. Então verifique se seu orçamento, criatividade e energia comportam este desafio.
No 1º aniversário, como a criança ainda é muito pequena e não entende com precisão, você pode fazer uma festa mais simples e economizar para a festa de dois anos. Já para os maiores, pode optar por outros tipos de festa, como em clubes, escola etc.
O importante é definir o tipo de festa com antecedência e que ela tenha a cara de seu pequeno. Dessa forma, haverá tempo para preparar os outros detalhes.
2. Faça a lista dos convidados
A lista de convidados é que determinará o tamanho da sua festa. Com a lista em mãos vai ter a dimensão do espaço que precisará para colocar todas as pessoas, quantidades de comes e bebes, entre outros itens. Ao preparar a lista, deve iniciar pelos familiares e em seguida pelos amigos. Inclua também os irmãos e os pais , conforme a sua escolha de data e horário. Considere que pelo menos 15% dos convidados deixarão de comparecer.
3. Defina a data e horário levando em conta os próximos factores:
Festa de Fim-De-Semana – As festas de fim-de-semana geralmente têm um maior número de pessoas, pois quando a criança convidada tem irmãos, os mesmos provavelmente virão já que o pai ou mãe ou ambos irão trazer os seus filhos.
Festas Durante a Semana – É raro acontecer, pois o irmão(ã) muitas vezes tem outras actividades ou a criança convidada tem por exemplo “boleia” de algum colega da escola porque os pais que trabalham, não o podem ir buscar e depois também acabam por não poder comparecer na festa. E o número de pessoas presentes na festa é de facto menor.
Festa Dentro Da Escola – As festas realizadas no interior da escola são as mais económicas. Os pais da criança aniversariante devem organizar o transporte para o local da festa com total segurança, criando a necessidade de se oferecer o almoço ao invés dos “Salgados” mas, por outro lado, proporcionam uma festa mais económica pois o número de convidados se restringe as crianças sem a presença dos pais, ou irmãos. Este tipo de festa é recomendado a partir dos 5 anos de idade. Se a festa for em Buffet Infantil, geralmente o custo é menor que em outros horários e a duração da festa também é menor.
4. Defina o local da festa
Se você deseja fazer a festa num espaço infantil, é importante definir o local com pelo menos 2 meses de antecedência. Antes de escolher o local, visite o mesmo e verifique se o mesmo tem condições para receber as crianças convidadas.
Além da estrutura do local, é interessante que o mesmo esteja localizado num local de fácil acesso, de preferência próximo da escola ou região onde predominam os convidados e o(a) aniversariante. Caso a festa se realize na escola, esta preocupação pode ser menor pois terá que oferecer o transporte para o local.
Se pretende fazer a festa em casa, deve verificar a disponibilidade de data se for utilizar o salão do Condomínio o que tornará a festa também mais gratificante para quem a organiza. As vantagens da festa em casa são, efectivamente, a de tornar o evento mais versátil , não ter de cumprir horários e de ser exactamente ao seu gosto.
E neste caso se não pretender oferecer uma grande estrutura, o custo será menor e o horário da festa é também mais flexível.
5. Escolha o tema da festa
O tema deve estar relacionado com a idade do(a) aniversariante, no primeiro ano os pais preferem fazer o tema circo, conforme tradição, mas não precisa seguir a regra, pode verificar com o seu filhote os animais preferidos, ou até então um personagem que o deixe bastante feliz. Já os mais crrescidos podem escolher desde temas de princesas, super-heróis, entre outros desenhos animados que existem no mercado.
6. Alimentação
Conforme citado na etapa de data e horário, a alimentação deve ser definida de acordo com o horário da festa.
Se a festa for feita em casa, deverá ter em conta a quantidade de salgados, doces…
Se optar por um espaço infantil, deverá apenas definir o menu não se preocupando com as quantidades.
O bolo e os doces são componentes de destaque da festa. Além de saborosos, devem ser bonitos e/ou criativos.
7. Animação na festa
O tipo de Animação está directamente relacionado com a idade dos convidados.
Esse é outro item em que vale investir a criatividade e um pouco mais do orçamento. Normalmente nas festas há amiguinhos da mesma idade, mas também há primos, irmãos e outros colegas com idades variadas. Assim pode optar por diferentes tipos de animações. Confie na Oficina de Sonhos e deixe a animação por nossa conta. As crianças agradeçem, são 6 anos a fazer sorrisos!
8. Lembranças e recordações
Hoje em dia, a lembrança é aguardada por todos, adultos e crianças, então invista nesse item. O ideal é pensar em algo que seja agradável para as crianças e também uma recordação.
9. Foto e vídeo
Um momento como esse não pode deixar de ser registrado, pode optar por registrar você mesmo a festa ou contratar uma empresa especializada. Se o seu orçamento pemitir, opte pela empresa, pois estas fazem DVDs com edições personalizadas, além de fazerem o album da festa personalizado com o tema da mesma. Contacte-nos para mais informações e preços.
10. A Roupa
A roupa deve ser escolhida a dedo, não tem de ser nova mas sim confortável. É sempre bom ter duas ou mais opções, pois as crianças brincam e sujam-se.
11. Plano Roteiro da Festa
A festa dura em média 3 a 4 horas. Considere que quase ninguém chega no horário marcado, com a excepção do tipo de festa realizada directamente na escola.
A primeira etapa é a das brincadeiras se houverem monitores e/ou disponibilização dos brinquedos (Parques Insufláveis, Jogos diversos, etc).
A próxima etapa será a da apresentação do teatro ou qualquer outro Serviço contratado (Palhaços, Mágicos….).
Por fim, a etapa dos “Parabéns”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue