Tatu Bolinha

NOME COMUM: Tatuzinho
NOME CIENTÍFICO: Ligia oceanicaNOME EM INGLÊS:Common sea slater or quarry-lice
OUTRAS ESPÉCIES:Philoscia muscorum; Armadillidium vulgare; Armadillidium nasatum; Porcellio scaber; Trichoniscus pusillus; Oniscus asellus;
FILO: Arthropoda
CLASSE: Crustacea
SUBCLASSE:Malacostraca
FAMÍLIA: Ligiidae
COMPRIMENTO: até 2 cm
ALIMENTO: vegetação apodrecida
CARACTERÍSTICAS: O tórax tem 7 placas duras. 7 pares de pernas
 
 


Os tatuzinhos não são nem insetos, nem moluscos. São crustáceos que se adaptaram à vida em terra firma, mas necessitam viver em um ambiente úmido e escuro. Por isso, procuram as cavernas, onde podem esconder-se sob pedras ou paus. Para conservar a umidade indispensável à sua sobrevivência, eles vivem em colônias. Empilhados uns sobre os outros, protegem-se do ressecamento por evaporação. Esses animais possuem órgãos dos sentidos, fora da sua carapaça, que os ajudam a encontrar locais úmidos.
O tatuzinho é encontrado em todo o mundo. Um das espécies mais difundidas na Europa é o tatuzinho-das-cavernas, comum nos lugares arenosos e nas florestas de pinheiros. Seu corpo cinza-azulado é mais chato do que o corpo dos demais espécies. As manchas brancas que aparecem no corpo, na altura das duas primeiras pernas, são as extremidades de finos tubos, pelo quais o animal respira. Nas regiões de clima temperado, a reprodução ocorre em abril e junho. O tatuzinho é uma espécie de bicho-de-conta que se enrola em forma de boa quando se toca nele.
Vivem sob pedras e matéria orgânica, tais como galhos e folhas. Alimentam-se de matéria orgânica em decomposiçã. Estes animais causam danos às raizes e às folhas das plantas, entretanto são muito eficientes como decompositores. São comumente encontrados em jardins cujo solo apresenta grande umidade.
Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe






 

Comentários

Mensagens populares deste blogue