Jogos de Risco Na Escola




Todos os pais e educadores se inquietam com o fenómeno de violência na escola. Já aqui tratámos do bullying e hoje iremos abordar o tema dos jogos perigosos e práticas de agressão que se desenvolvem nos estabelecimentos de ensino.Ainda há poucos meses, foi identificado numa escola portuguesa um ritual violento de "ida ao poste", que feriu gravemente dois alunos e veio chamar a atenção da opinião pública sobre este assunto.
Noutros países, nomeadamente França e Canadá, associações de pais e campanhas de sensibilização têm sido criadas para combater esta situação: existem percentagens alarmantes de crianças mortas e feridas gravemente durante o exercício destes jogos perigosos. Calcula-se que só em França centenas de crianças já perderam a vida devido ao jogo da asfixia.
Distinguem-se dois tipos essenciais: jogos da asfixia e práticas violentas ou jogos de agressão.Em que consistem?
O jogo da asfixia, também conhecido por jogo do lenço ou do tomate, é praticado por crianças e adolescentes entre os 9 e os 19 anos. Este "tipo" de jogo consiste em suspender a irrigação sanguínea do cérebro pela compressão das carótidas, para vivenciar sensações pseudo alucinatórias e intensas. É realizado em grupo, mas também individualmente. Desta última situação surgem a maior parte dos casos mortais, sobretudo entre os adolescentes e em que são utilizados objectos como cintos, cordas ou lenços para provocar a asfixia.
É importante transmitir às crianças e adolescentes que esta prática pode provocar a morte ou graves lesões cerebrais.
Esteja atento aos seguintes sinais de alarme: vergões vermelhos no pescoço, faces coradas, enxaquecas repetidas, fadiga, problemas de memória e alterações de visão.
Em termos comportamentais: o apego da criança a determinado lenço ou cinto, agressividade, isolamento ou outras alterações podem ser indícios que levem a uma conversa para perceber o que se está a passar.

As práticas violentas equivalem ao uso gratuito de agressão, geralmente dirigida a um dos elementos de um grupo, por parte dos restantes. A participação da vitíma pode ser intencional ou ser constrangido a participar. Por vezes esse acto é filmado e difundido por telemóvel; a esta forma de atentar contra a dignidade da criança chama-se happy slapping.
Eventuais sinais de alarme para os pais podem ser: a existência de feridas, nódoas negras, roupas rasgadas, suores, ansiedade ou recusa em ir à escola.
Toda a atenção é pouca para evitar estas situações de risco. Converse abertamente com as crianças e adolescentes sobre o tema, explique os perigos, diferencie e demarque claramente o conceito de jogo em relação a estas práticas de violência.
Sites consultados: APEAS e Stop the Choking Game Association

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